Dá pra aprender inglês em um mês?

Eu lembro como se fosse ontem, mas já tem alguns anos que um conhecido me procurou dizendo que iria viajar para apresentar um artigo em uma conferência odontológica em Londres e tinha um mês pra estudar inglês.

Nós éramos da mesma igreja e eu lembro de dizer que quem fazia milagre era Jesus 🤣 mas falando sério: eu disse que seria um desafio, mais para ele do que para mim, mas que era possível aprender um pouco do que a gente às vezes chama de Survival English (inglês de sobrevivência).

Ele comprou um livro, estudava todas as lições, fazia todas as tarefas, praticava a apresentação do artigo incansavelmente pra praticar a pronúncia e tinha muita clareza sobre o que era importante para ele naquela viagem. Essa combinação de disciplina com dedicação, com o meu direcionamento lhe proporcionaram uma viagem com (pouco) perrengue e mais segurança do que se ele tivesse viajado apenas com o Google Tradutor de recurso.

Quando ele voltou eu ganhei dois postais 🥳 e ouvi com muita alegria tudo que ele conseguiu fazer, as dificuldades que teve e fiquei muito satisfeita de ter participado daquilo tudo. Ele poderia não ter me procurado, poderia ter viajado só com um livro de bolso, poderia até não se inscrever naquela conferência, mas de alguma forma ele sentiu que era hora de arriscar e hoje eu tenho certeza que ele fica muito contente de ter parado de apenas sonhar e ter decidido partir.

Desejo que você também tenha coragem (e um bom planejamento) para tirar alguns sonhos do papel e dar o primeiro passo em direção a ele. ✨ 

Acho que vale a pena deixar claro que toda essa história não significa que o meu aluno aprendeu inglês em um mês. Ele aprendeu frases específicas, para fazer o que ele queria e evitar muitos perrengues. Bons professores sofrem muito com essas promessas de fique fluente em 3 meses, aprenda inglês em um ano e o que eu menos desejo é que você pense que eu sou uma dessas pessoas.✌️

Leave a Comment

Your email address will not be published.