Em quanto tempo fico fluente?

Essa é uma dúvida bastante comum de quem vai estudar um outro idioma. Mas antes de falarmos sobre prazos e esforço (porque não é só uma questão de tempo) é importante sabermos o que é fluência para você.  Você tem uma ideia do que seja ser fluente, mas pode ser que você ainda não tenha refletido sobre todas as nuances que ser fluente tem.

Este conceito não é um lugar onde você chega ticando itens de uma lista. Não é só uma questão de conhecer gramática e vocabulário, mas de como você consegue se comunicar. Existem pessoas que são fluentes sendo nível B2 e pessoas com conhecimento C1 que não são fluentes.  De acordo com o site do British Council, fluência em um idioma significa falar de forma fácil, razoavelmente rápido e sem ter que pausar ou hesitar muito (tradução livre).

Com isso em mente, de acordo com o que eu sei quanto ao número de horas de cursos de idiomas, livros didáticos e por conta da experiência com vários alunos, eu posso te dizer que um aluno dedicado, que estuda em curso duas vezes por semana por uma hora, faz as tarefas de casa com atenção (o que deve consumir mais uns 30 minutos por aula) e sozinho por pelo menos uma hora (na mesma semana, atividades não relacionadas à aula) pode atingir um nível de conhecimento B2 em 3 anos.

Aí você pensa: poxa, mas três anos?! Eu queria viajar daqui um ano e meio, dois anos no máximo! É possível ser fluente? Vai depender mais de você do que de mim. Mas viajar sem perrengue em 1 ano e meio é bem possível. Será que você precisa mesmo ser fluente pra viajar e ter uma boa experiência?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *